Cobertura M/E/C/A/LAND Skate

Não foi preciso acompanhar a previsão do tempo para saber que o clima estava muito quente na beira da praia em Atlântida/RS neste final de semana. Isto porque a temperatura podia ser medida pela febre que a mini rampa administrada pela Swell no evento Mecaland causou em skatistas e público.

Tudo foi se encaminhando desde a saída de Porto Alegre sexta. Na primeira viagem da Komboard ao Litoral, ao melhor estilo Turma do Scooby Doo, a galera aproveitou a bela paisagem para se divertir e ir entrando no esquema. Entre as paradas uma avaliação de como está ficando a Mini do condomínio Buenavista e um tubo no túnel verde na rodovia RS 40.

Na sexta a rampa já estava montada e com diversos skatistas aproveitando a paisagem para treinarem suas linhas. Inclusive os juízes Alexandre Poupa, Gustavo Caverna e Regis Lannig, demonstrando conhecimento do assunto.

No sábado as atividades começaram com a demo da equipe Converse com Daniel Crazy, Carlos Ribeiro, Renato de Souza e o convidado especial Danilo Cerezine enquanto nada mais nada menos que 27 skatistas dos 3 estados do Sul de 12 aos 36 anos se inscreviam para a competição. A promessa de sol forte não se confirmava, mas a expectativa pelo alto nível de skate estava mais que garantida.

E assim que os trabalhos foram abertos deu pra sentir que aquele pedaço de areia era privilegiado por uma quantidade inacreditável de manobras e pessoas bonitas. Alguns nomes já conhecidos iam se juntando a uma gurizada saída de alguma espaçonave. Por sinal, se alguém ainda acha que skate não pode fazer parte do universo praiano precisa rever seus conceitos, pois bateria após bateria o show de interatividade entre as pessoas que estavam andando ou curtindo o evento era evidente. Surfistas, jogadores de futevôlei ou show Ball, DJ’S, curiosos em geral e elas, as mais belas mulheres do mundo, cercavam a área reservada ao skate e saiam com sorriso no rosto.

Terminadas as 5 baterias que deram muita dor de cabeça aos juízes para definir os finalistas de domingo, os 6 melhores classificados seguiram para o Best Trick, que rolou na extensão especialmente providenciada pela Stab Pistas de Skate para dar um gostinho especial ao momento. Aparentemente a aclimatação ao nível do mar foi importante e dos 6, quatro eram de Floripa. Mesmo sem Luis Neto, Marquinhos Silveira fez as honras pela Ilha da Magia e levou a melhor com um mega estiloso Crailslide reverse over the gap. Mas o que mais contagiava era a vontade com que cada um se jogava cada vez mais rápido e mais alto na extensão, provando que no skate o que realmente compensa é o prazer de fazer o seu melhor. No final do dia mesmo com a constante ameaça de uma garoa fina ainda sobrou energia para uma free session capitaneada pelo skatista da equipe Swell, Allan Mesquita.

 

No domingo o sol deu as caras mais cedo, dando a dica que a mini iria ferver… E ferveu!! Pra abrir os caminhos mais uma demo Converse e convidados enquanto todo mundo passava o protetor solar e aguardava Leo Nêgo. Ele era um dos 12 classificados para a semi e acabou chegando quando sua bateria já estava aquecendo e seu lugar tinha sido cedido ao skatista Didi Sachs. Em mais uma demonstração de descontração e parceria a semi acabou tendo 13 participantes. E então o bicho pegou! A gurizada se jogou sem dó mostrando consistência e criatividade absurdas para o público que se empolgava ao ver tanta vontade junta. E assim chegamos aos 5 nomes das finais. Isso mesmo, 5 e não 4 como previsto, pois mais uma vez a qualidade se impunha e não havia outra coisa a se fazer. Na verdade poderia ter se incluído mais gente na final, mas infelizmente segunda não era feriado e precisava se acabar o champ. E lá estavam eles no alto da pista, Luis Neto, Denis Reba, Marquinhos Silveira, Caíque Silva e Zene Sachs, abraçados, unidos e preparando a tática que usariam para atacar.

E assim foi, manobra após manobra após manobra, sem parar, como se tivessem pilhas alcalinas, que os skatistas mandaram todas as manobras possíveis e inimagináveis e, literalmente, sangue e suor. Uma Jam session como se deve! Skate na pista o tempo todo, linhas e mais linhas perfeitas, sem cair e lá pra cima. Ah, se o skate caísse na areia não tinha problema, pegava o do parceiro. Caiu? Pega nada, era levantar, batida pra cá, batida pra lá e manobra voltada. A essa altura o tempo já não queria dizer mais nada, só quem dizia era nosso locutor Estorvo que emocionado e emocionando ditava as regras, fazendo com que ninguém ficasse parado lá dentro da pista ou ao redor dela. E assim foi a final, até se acertarem todas as manobras, até shapes se quebrarem, até o locutor perder a voz, até o público lotar, até os juízes darem largos sorrisos de admiração, até os skatistas dizerem chega!

E podemos afirmar para vocês que foi difícil eles dizerem chega, nada como ter 14, 15, 20 anos. E para efeitos de premiação, afinal havia uma passagem para Buenos Aires em jogo, o melhor entre os melhores foi Luis Neto. Que como bem disse o Estorvo, teve atitude e coração de campeão. Todos tiveram, mas mesmo no paraíso existem regras e só um poderia ganhar.

E para terminar, resumindo de uma forma muito genérica, o skate por aqui entrou o ano com o pé direito. Uma super competição mostrando o valor do skate e dos skatistas, como todas deveriam ser.

12 Comentários para “Cobertura M/E/C/A/LAND Skate”

  1. pita diz:

    Iradooooooo!!!
    Impressionante!!
    Sem palavras!!
    PARABÉNS!!

  2. Rafa Moreira diz:

    Muito boa a cobertura. Parabéns. Bastante(e boas) foto, 01 vídeo e textinho bacana. Na medida.
    Pô Gauchada!! que a gente tome lavada dos Catarina no surf, tudo bem, mas no skate?!!!?
    Vâmo treinar mais!! porque a terra do skate é aqui!

  3. Humberto diz:

    Parabéns!!! Skate na veia e na areia!!! haha

  4. Mauricio Boff diz:

    Altos campeonato galera, parabéns. Nível fortíssimo de skateboard, muita emoção, amizade e manobras impressionantes. Foi um final de semana intenso. Parabéns aos atletas e a organização.

  5. Régis Lannig diz:

    Final de semana inesquecível!!! Espetáculo de skate na beira da praia, que estava espetacular !!! hahahaha Parabéns a todos os envolvidos !!!

  6. Z Skate diz:

    É isso ai….Logo mais sai do forno o Vídeo Oficial Produzido pela Zeppelin !!!

  7. Allan Mesquita diz:

    As sementes dando bons frutos, resultado de dedicação e muita amizade em prol do skateboard, obrigado mulecada por alimentar minha alma!!!

  8. O evento foi de alta qualidade, fiquei impressionado com o nível da molecada. Campeonato emocionante e adrenante. Parabéns aos atletas e organização.

  9. Joao diz:

    Pois e o campeonato tava irado mais na cobertura faltou comentarem sobre varios outros caras q quebraram tudo na mini nao vou citar nomes !

  10. Da-le João!! Falou tudo!!

    Foi muito foda o nível dos skatistas… gostaríamos de comentar um por um, mas infelizmente o release já ficou grande e tivemos de citar apenas os primeiros colocados mesmo!

    Todos os skatistas estão de parabéns pq foi foda mesmo!

  11. [...] conhece ele de outros posts, como o da Komboard indo para o MECALAND, onde foi coadjuvante daquela aventura . Mas dessa vez ele é o astro principal na tela. Com vocês, metralhando o new.love Bowl, [...]

  12. [...] responsável pela área de skate na edição de 2010, com grande sucesso, como você pode ver pela cobertura que fizemos na época. E este ano, estaremos lá de novo, com a mini fervendo, demos inspiradas e o [...]

Comentar