Destroy and Create

A mostra Destroy and Create estará em cartaz entre os dias 6 de agosto e 3 de setembro, na Matilha Cultural, no Centro de São Paulo.

Desenvolvida pela Vista Skateboard Art, com curadoria de Lucas Pexão, Destroy and Create explora a relação dos skatistas com a arquitetura das metrópoles, a destruição inerente à sua prática e o resultado artístico do contato entre a os skates e a cidade.

O projeto envolve artistas visuais, fotógrafos, videomakers, skatistas e arquitetos, em um experimento que produz arte e reflexão a respeito da subcultura do skate como forma de expressão gráfica e corporal.

Destroy and Create é um processo de criação que será representado não só na Matilha Cultural, mas também em praça pública.

O primeiro mês estará todo concentrado na Matilha Cultural, um centro de cultura independente localizado na região central da cidade de São Paulo e que integra sala de cinema com espaço expositivo e sala multiuso.

A mostra apresenta, lado a lado, shapes, tênis, fotos e vídeos que registram artisticamente o processo de destruição – desde sua utilização como suporte para pintura, passando pela transformação destas obras de arte em skates (com a colocação de eixos, rodas e rolamentos), até a performance de skatistas com as peças, em três sessões realizadas durante o mês de junho na Avenida Paulista.


A Matilha também recebe Vênus, uma escultura criada pelo Coletivo Noh e que serve como obstáculo para skatistas realizarem suas manobras, estabelecendo uma conexão direta entre arquitetura, arte e skate.

Escultura liberada para skatistas

Após um mês de exposição na galeria, a Vênus servirá como molde para uma peça de concreto que será instalada em uma praça, em São Paulo.

Em local público, a escultura ficará disponível por pelo menos 30 dias para que skatistas da cidade possam interagir.

Envolvidos
Grandes nomes do cenário do skate e da arte urbana estão presentes neste projeto. Confira quem.

Skatistas:
Klaus Bohms, Daniel Marques, Akira Shiroma e Fabio Schumacher

Artistas:
Sesper, Trampo, Billy Argel, Walter Nomura Tinho, Fabio Bitão, Carlos Dias, MZK, Mateus Grimm, Bruno 9li, Barnero, Silvana Melo

Fotógrafos:
Flavio Samelo, Fabiano Lokinho e Alex Brandão.

Videomakers:
Gabriel Sândalo e Alexandre Cotinz.

Além da mostra e da escultura na praça ainda ocorrem oficinas ministradas por estes grandes nomes.

Para conferir toda a programação basta acessar as redes de relacionamento do Destroy and Create.

Se estiver em São Paulo nesta época aproveite e vá até a Matilha:

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
Os horários podem mudar conforme a programação

Comentar