Tatinha junina

Festas juninas são comemoradas desde muito antes do que você possa imaginar. A comemoração do dia 24 de junho vem desde antes de Cristo, quando era celebrado o solstício de verão (clique aqui para saber do que se trata). Esta versão moderna que conhecemos com quadrilha, buscapé e quentão foi se formando com o tempo.

A fogueira, na qual todos buscam se aquecer durante a festa aqui no hemisfério sul, é o ponto comum entre todas as comemorações ao redor do mundo. Na Europa ela significava outra coisa antes de ser incorporada a lenda sobre as primas Maria, mãe de Jesus, e Isabel, a tia dele. A fogueira nesse caso serviu para avisar sobre o nascimento de São João Batista, o primo que batizou Jesus.

Entre as brincadeiras tradicionais estão o casamento na roça (aquele que sempre acaba em confusão), a cadeia (seria bom se pudéssemos mandar algumas pessoas de verdade para cadeia por precinhos tão camaradas) além das simpatias para Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro.

Importante, por mais bonito que possa parecer, soltar balões nesta época é atitude mais anti-festiva que qualquer “caipira” pode tomar. Eles podem, e realmente fazem, grandes estragos em fios elétricos e campos abertos, provocando incêndios ou outros problemas.

Mas informações e curiosidades a parte, o que todo mundo gosta mesmo é de ir a uma festa de São João e comer muita pipoca, pinhão, tomar quentão e testar a sorte na pescaria ou na barraca do beijo. Concordam?

Pois a nossa amiga Tatinha, que você sempre acompanha por aqui mandando bem no skate, sim. Tanto que vestiu a fantasia de prenda e foi se divertir em alguma quermesse lá em Pelotas, como podemos ver pela foto que ela nos enviou.

Ah, e para quem gosta dessa época de festividades a Swell deu um jeito de dar uma esticada e este ano vai realizar sua festa Julina, em parceria com as Meninas Intimadas.

Logo mais você confere como foi nosso arraiá.



3 Comentários para “Tatinha junina”

  1. daniel bob diz:

    ai gustavo ficou massa.valeu

  2. tatinha diz:

    ficou massa a minha foto daniell

  3. Régis Piolho diz:

    Pod cre fiko da hora as foto,muito tri a materia!

Comentar